O Dia Mundial do Hambúrguer é comemorado neste domingo (28). Para celebrar a data, uma receita que tem o camarão, um dos ingredientes mais presentes nos pratos da culinária baiana, como principal item. A receita é da cozinheira Carla Marzolla. Confira os ingredientes e modo de preparo e assista o vídeo acima para garantir que o prato fique delicioso:

Ingredientes (porção individual):

– 140 gramas de camarão fresco, descascado, sem cabeça e sem vísceras, tamanho médio
– 1 pão de batata (pode ser substituído por pão de hambúrguer comum)
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– Salsa e manjericão frescos e picados, a gosto
– Sal a gosto
– 2 folhas de alface cortadas em pequenos pedaços
– 2 rodelas de tomate
– Maionese verde a gosto (pode usar a industrializada, misturada com salsa e alho, ou fazer uma maionese caseira à base de ovo, azeite de oliva e mostarda, também com salsa e alho)

Modo de preparo:

Primeiro, lave os camarões e depois pique-os, com faca ou processador. “Não é legal picar muito, para ter um pouco de crocância no hambúrguer”, orienta Carla. Depois, tempere-os com as ervas frescas picadas e o sal. Segundo ela, quem gostar de algum tempero específico ou limão, pode acrescentar um pouco. Junte todo o camarão picado e modele em formato de hambúrguer.

Coloque o azeite em uma frigideira antiaderente e deixe aquecer. Enquanto isso, pode partir o pão ao meio e esquentá-lo em uma chapa ou em uma panela antiaderente, até dar uma leve tostada. Desse modo, a umidade do camarão não vai desmanchar o pão, pois ele estará selado.

De acordo com a cozinheira, como o crustáceo tem um colágeno natural, não é necessário usar nenhum produto, como farinha, para dar “liga” ao hambúrguer. Quando a frigideira e o azeite estiverem bem quentes, coloque o camarão e deixe-o por cerca de 4 e 5 minutos de cada lado.

“Se após esse tempo ele estiver muito molinho e muito úmido, coloque uma tampa na frigideira, abafe, e assim vai cozinhar o miolo”, acrescenta Carla. Segundo ela, o ponto do hambúrguer se dá quando forma uma crosta de cor alaranjada, com uma textura macia. É preciso tomar cuidado para não fique borrachuda, que é o que geralmente acontece quando o camarão passa do ponto, e que as laterais não fiquem cruas.

Após aprontar o camarão, é hora da montagem. Coloque a maionese verde nos dois lados do pão. Coloque as rodelas de tomate, as folhas de alface e por último o hambúrguer. Carla sugere, ainda, acrescentar batatas fritas como acompanhamento. Bom apetite!

hamburguer