As mais belas e preservadas praias brasileiras, no litoral sul da Bahia – Prado, Caravelas, Arraial d’Ajuda e outras do sul do estado, começam a receber desde o mês de agosto a “visita” de baleias da espécie Jubarte.

A temporada para avistar as baleias, indo em direção ao Arquipélago dos Abrolhos – no Oceano Atlântico, no sul do litoral da Bahia – é um dos passeios mais procurados na região, sendo no período de julho à primeira semana de novembro, a época de migração desses grandes mamíferos.

Em busca de águas mais quentes e tranquilas para a reprodução da espécie, essas baleias vêm de longe, saindo da Antártica até chegar no Brasil. Período muito esperado para os visitantes poder avistar bem de perto essa espécie de mamífero, estando a bordo de embarcações seguras e com uma equipe bem preparada para rastrear as mesmas.

Ainda, aproveitando o passeio, é possível conhecer Abrolhos, caminhar no Arquipélago e até praticar mergulho. Desembarcando da grande embarcação, botes levam os visitantes até a ilha, onde é possível caminhar 300 metros e observar as espécies de aves que lá habitam e se reproduzem, como o Atobá, Andorinhas e Grazina. Ao mesmo tempo, avistamos a reserva da Marinha, na ilha de Santa Bárbara.

Arquipélago dos Abrolhos

Abrolhos foi a primeira UC marinha a ser criada no Brasil e tem a finalidade de proteger a região que registra a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

Com uma área de mais de 90 mil hectares, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos está localizado no sul do litoral da Bahia e tem como limites cinco ilhas.

Abrolhos abrange o Recife de Timbebas, o Parcel dos Abrolhos e o Arquipélago dos Abrolhos – composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (esta sob jurisdição da Marinha).

É apenas permitido o desembarque de visitantes em uma das ilhas, a Siriba.
Centenas de pequenas conchas e corais se acumulam na ponta sudoeste da ilha, formando uma espécie de praia. A outra extremidade é formada por piscinas naturais que abrigam peixes coloridos e outros organismos marinhos.

O mergulho livre é realizado em profundidades de até 5 metros permitindo visualizar peixes multicoloridos, corais, algas e tartarugas marinhas. Já o mergulho autônomo permite que o visitante veja naufrágios, cavernas, noturno e em chapeirões. O mergulho no Parque somente pode ser realizado em locais pré-estabelecidos e acompanhado de um condutor subaquático treinado.

Prado, Costa das Baleias – Bahia

O município de Prado possui 84 quilômetros de litoral – junto com Porto Seguro, a maior extensão litorânea da Bahia – com lindas praias para todos os gostos, praias urbanas, desertas, com falésias, areia branca fina, areia grossa dourada, cercadas por arrecifes.

Além das belezas naturais que são encontradas em abundância, ainda há uma infraestrutura excelente de hotéis, restaurantes, pousadas e cabanas de praias.

Por Eduardo Andreassi/UOL