No verão o orgulho dos pradenses é seu extenso litoral, com 84 quilômetros de praias (quase 10% da costa baiana). Com tanta praia, turistas partiram para o norte e encararam as estradas de terra batida que levaram as praias menos povoadas. As falésias são uma marca registrada, pontuando toda orla.

No caminho para Cumuruxatiba, distrito a 32 quilômetros do Centro, há mais um punhado de boas praias, como as da Paixão, das Ostras e do Tororão (esta com uma queda de água doce direto na areia). Vale a pena parar nas praias de Japara Grande e Japara Mirim. A primeira, onde desemboca o rio de mesmo nome, é um dos recantos mais bucólicos da região.

Para quem reservou tempo para conhecer melhor Cumuru, como o distrito também é chamado. Na antiga vila de pescadores, um dos destaques é a maré vazante (baixa), que deixa expostos, por cerca de 200 metros até o mar, os recifes normalmente submersos.

Para quem foi a procura dessas praias no verão, um fato inusitado chamou atenção do morador de Prado Danilo que fotografou um congestionamento em plena avenida litoral, detalhe. Com a parada obrigatória devido o fluxo de carros, o fundo da foto não poderia ser mais natural, o premio pela espera, o mar.

Carnaval 2018 em prado foi alongado pelas diversas praias e povoados, mostrando que o caminho para os próximos anos não se prende apenas na sede e sim seus povoados com belezas naturais atrativas que deixando o turista encantando e apaixonado pela cidade.