Com o fim do Natal, é hora de buscar um destino litorâneo para curtir a virada do #Ano Novo, aquelas tão esperadas férias e até mesmo curtir o melhor do verão. E o que não falta são belas opções no sul da Bahia que, a estas alturas, são alguns dos principais destinos turísticos do mundo. Isso mesmo, são pessoas de várias partes do planeta, seja de países europeus, da América Latina, dentre vários outros cantos que visitam os paraísos naturais do berço do descobrimento.

Principais destinos

Ponta do Corumbau em Prado
Ponta do Corumbau em Prado

PRADO – Começamos falando do principal destino mais cobiçado por quem procura diversão, sossego e inúmeras outras opções, Prado. Conhecida por abrigar atrativos litorâneos únicos, como a presença das baleias Jubarte, que saem da Antártida rumo à costa de águas quentes da Bahia para procriar e amamentar seus filhotes, Prado recebe todos os anos meio milhão de visitantes na alta temporada e orgulha-se de ter a melhor infraestrutura turística da região. O município é o quarto maior polo hoteleiro da Bahia, depois de Porto Seguro, Salvador e Ilhéus. A cidade é dona de tesouros naturais, cultura rica vinda dos povos indígenas, lazer e atrações gastronômicas. Prado ainda tem ao seu redor, mais de 90km de praias lindas para conhecer, ficando ainda Cumuruxatiba e Corumbau, atrativos paradisíacos procurado por artistas que buscam o sucesso e a tranquilidade para recarregar as energias.

PONTA DE CORUMBAU/PRADO Duas faixas de areia se encontram em direção ao oceano, onde, na maré baixa, surge um pontal estreito de algumas centenas de metros de extensão mar adentro. Uma barreira de corais não muito longe da costa garante a tranquilidade das águas em piscinas naturais quentinhas. Graças ao difícil acesso, feito por estradas de terra, a Ponta do Corumbau ainda é pouco visitada pelos turistas. Assim, ainda consegue preservar um clima calmo e parece quase inexplorada.

Localizada no Prado, a praia fica perto de Cumuruxatiba e é cercada por uma mata exuberante, poucas pousadas e até tribos indígenas. Ali, onde o Rio Corumbau encontra o mar, é o lugar certo para você relaxar e ficar longe dos problemas. A dica é fazer um passeio de barco até os corais, onde é possível mergulhar e fazer snorkel.

PORTO SEGURO – Cercada de falésias e com formações de corais, nas praias de água morna e barracas imensas e muito famosas como Axé Moi, Toa a Toa e Barramares. Na cidade, predominam os ritmos da #Bahia, mas também é possível curtir música eletrônica, sertanejo e até luaus com as melhores bandas do país. À noite, vale dar uma volta pela Passarela do Descobrimento, também chamada de Passarela do Álcool, que abriga bares, restaurante, lojinhas e é o ponto de partida para as noitadas. Os distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Coroa Vermelha também fazem parte da trilha turística de inúmeras riquezas naturais e diversão.

CARAVELAS – A 435 Km de Salvador fica Caravelas. O maior atrativo da cidade é, sem dúvidas, o Parque Marinho dos Abrolhos. Um dos melhores pontos do mundo para a prática do mergulho, o arquipélago reúne rica vida marinha, além de dezenas de espécies de corais. É neste cenário que as baleias jubarte procriam e alimentam seus filhotes. Em terra firme, explore o centrinho histórico da cidade, repleto de casarões. Para agitar, os destinos são as praias de Iemanjá e do Grauçá, com bares e barracas. Na #Praia do Quitongo funciona o Centro de Visitantes do Ibama, com réplica de baleia jubarte e sala de fotografias.

ILHÉUS  Um dos points do surfe do Nordeste brasileiro, Ilhéus também tem águas calmas, como as das praias dos Milionários, do Sul e de São Miguel – as preferidas dos nativos e dos turistas. A riqueza histórica e cultural da região reflete na natureza. É em Ilhéus que fica a Estrada Parque, a primeira rodovia ecológica do país, com praias selvagens, manguezais e cachoeiras. Os antigos pontos de encontro dos ricos comerciantes também permanecem de pé, como o Bar Vesúvio e o Cabaré Bataclan, presentes nas obras do ilustre filho adotivo Jorge Amado.

ITACARÉ – Um paraíso escondido a apenas 72 km de Ilhéus. A cidade une belezas naturais e destinos de aventura: são 14 praias principais, rios, cachoeiras e a Mata Atlântica preservada, que conquistam turistas de todo o mundo em busca de sossego, ou de programas como o surfe e o rafting. Com uma área de 730 km², Itacaré lembra uma vila. As praias são divididas em urbanas, cujo acesso é possível de automóvel, e rurais, onde é possível chegar por meio de trilhas.

PENÍNSULA DE MARAÚ – Finalizamos nosso roteiro com esse paraíso natural que está localizada na Costa do Dendê, a 269 km ao sul de Salvador e a 120 km ao norte de Ilhéus. Foi eleita pelo Guia Quatro Rodas como o lugar eco-turístico mais bonito do Brasil. É um paraíso a parte, que fica entre a Baía de Camamu e Itacaré. Por lá, a natureza é quase intocada e a paisagem é dominada por imensos coqueiros, praias, rios e piscinas naturais de águas claras e quentes.

Portanto, aproveite estas super dicas e não deixe de conhecer as riquezas naturais do sul da Bahia.