Prefeitos da região extremo sul da Bahia se reuniram nesta sexta-feira (06) no prédio da Prefeitura de Teixeira de Freitas. O objetivo foi assinar o edital do concurso público para contratação de funcionários que irão trabalhar na Policlínica Regional de Saúde.
prefeito
O ENCONTRO – o primeiro após a posse dos eleitos na disputa eleitoral de 2016 – contou com a presença de Nelson Portela (representante do governo da Bahia), secretários municipais e os prefeitos: Mayra brito (Prado), Carlos Simões (Mucuri), Calixto Antônio (Ibirapuã), Zulma Pinheiro (Itanhém), Jadna Paiva (Medeiros Neto), Sílvio Ramalho (Caravelas), Léo Brito (Alcobaça), Uberlândia Carmo (Jucuruçu), Manoelzinho da Madeira (Nova Viçosa), Dinoel Carvalho (Vereda), Marcelo Angênica (Itamaraju) e Timóteo Brito (Teixeira de Freitas/Presidente do Consórcio).

A POLICLÍNICA – O custo para operacionalização da policlínica será de mais de R$ 800 mil reais/por mês. Desse valor, o governo do estado vai arcar com 40% e os municípios consorciados com 60% restantes. O investimento na obra e equipamentos está na ordem dos 20 milhões de reais, integralmente pagos pelo governo da Bahia, na gestão de Rui Costa.

A unidade vai contar com equipamentos de alta tecnologia e serviços avançados de saúde e está prevista para ser inaugurada até o próximo dia 30 de março, quando vai começar a funcionar com serviços médicos de 19 especialidades e a oferta de exames de imagem de alto custo (ressonância, tomografia, dentre outros).

O consórcio receberá 6 microônibus para a logística de transporte dos pacientes até a policlínica. Só haverá atendimento agendado, sem fila e sem espera, tudo com dia e hora marcados. Funcionará de segunda a sexta-feira em horário comercial e não atenderá emergências. Cada município terá a quantidade de vagas predeterminadas.

O Consórcio de Saúde do Extremo Sul da Bahia foi criado em 2015 para fortalecer o sistema público de saúde nos treze municípios integrantes da microrregião (Itanhém, Vereda, Medeiros Neto, Lajedão, Ibirapuã, Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itamaraju, Jucuruçu e Teixeira de Freitas).

A OPINIÃO – O especialista em consórcios públicos de saúde, Nelson Portela, disse que “os consórcios públicos são modelos sustentáveis e modernos que propiciam grande otimização dos recursos públicos”, declarou.