O consumidor final está pagando cerca de R$4 no litro da gasolina. Segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os preços do combustível terminaram a semana em alta: R$ 4,023, preço recorde.

Nesta semana, a Petrobras aumentou o preço da gasolina nas refinarias em 1%. A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente. Mas são os postos de combustíveis quem decidem se vão repassar o valor aos consumidores.

Na quinta-feira (23), a Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 1,90% no preço da gasolina nas refinarias e queda de 0,30% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir desta sexta-feira (24).

Já para sábado (25), haverá um novo reajuste com redução de 1,80% no preço da gasolina nas refinarias e queda de 0,50% no preço do diesel. Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.