Um gato-do-mato maracajá foi achado com sinais de atropelamento e desmaiado por três advogados que passavam de carro pela BA-001, no sul da Bahia.

Os advogados, que são de Teixeira de Freitas, também no sul do estado, seguiam no último sábado (20), com destino à cidade de Prado, pela rodovia, quando encontraram o gato na beira da estrada, próximo ao trevo que liga o balneário de Guaratiba à cidade de Alcobaça.

O animal foi levado pelos advogados para uma clínica veterinária em Teixeira de Freitas. De acordo com a médica veterinária Larrubia Ferraz, que atendeu o gato, trata-se de um animal fêmea de aproximadamente sete meses de idade, com cerca de 100 centímetros e 11kg.

A médica disse ainda que o gato-do-mato foi diagnosticado com febre, desidratada, com fome e com sede. Na clínica veterinária, o animal foi colocado no soro e tomou vitaminas. Na quarta-feira (24), o gato-do-mato recebeu alta e foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Porto Seguro. O Ibama reforça que quem encontrar um a animal silvestre, deve entrar em contato com o órgão na região ou a Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Não há informações de quando o animal será entregue à natureza.