Início Geral Política Janot diz que Lula loteou BR Distribuidora em troca de apoio político

Janot diz que Lula loteou BR Distribuidora em troca de apoio político

Na condição de presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) concedeu ao senador Fernando Collor (PTB-AL) “ascendência” sobre a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, “em troca de apoio político à base governista no Congresso Nacional”, por volta de 2009. A afirmação é do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, conforme informações da Folha de S. Paulo.

Janot diz ainda que na BR Distribuidora foi criada ao menos entre 2010 e 2014 “uma organização criminosa preordenada principalmente ao desvio de recursos públicos em proveito particular, à corrupção de agentes públicos e à lavagem de dinheiro”.

Segundo reportagem de Aguirre Talento e Rubens Valente, afirmações integram a denúncia protocolada no STF contra o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), sob análise do ministro Teori Zavascki. Lula não é alvo da acusação da Procuradoria.

Em nota, o Instituto Lula afirmou que os diretores da Petrobras e da BR Distribuidora “foram indicados por partidos”. O instituto sustentou ainda que Lula não foi responsável pela indicação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a uma diretoria da BR Distribuidora e que nunca tratou “com qualquer pessoa sobre supostos empréstimos ao PT”.

Na nota, Lula afirma que fez apenas “duas indicações pessoais na Petrobras: os ex-presidentes José Eduardo Dutra e José Sérgio Gabrielli”. “Os demais diretores da estatal e de empresas controladas foram indicados por partidos”, diz.

A defesa do senador Fernando Collor (PTB-AL) disse que as acusações são “falsas” e afirmou que suas relações “com instituições públicas sempre se deram exclusivamente em caráter institucional, no desempenho da função de senador da República e na defesa dos interesses do Estado de Alagoas, tudo no legítimo exercício da representação parlamentar”.

Sair da versão mobile