Médicos especialistas e toda a estrutura necessária para os atendimentos do pré-operatórios dos pacientes da rede pública de saúde.

A carreta do mutirão das cirurgias permaneceu estacionada dois dias na cidade pradense, realizando a triagem dos pacientes de Prado e Alcobaça, diagnosticados com a necessidade de realizar cirurgias de hérnia, vesícula, mioma e histerectomia.

O mutirão é uma iniciativa do governo do estado da Bahia, com o objetivo de reduzir a fila de cirurgias. Os pacientes já saíram com a cirurgia agendada a partir do dia 24, com procedimento a ser realizado no Hospital Municipal do Prado.

A Prefeita de Prado, Mayra Brito, ressaltou a importância do mutirão para a população, assim, como para as prefeituras que têm seus custos reduzidos, uma vez que não precisam levar seus munícipes até Salvador para realizar estes procedimentos.

“É uma sensibilidade do governador trazer esse mutirão para os municípios, proporcionando conforto para os pacientes que não precisam se deslocar, além de reduzir os nossos custos, possibilitando, com isso, que as prefeituras, a partir de agora, se organizem para resolver suas demandas de saúde sem precisar que os pacientes esperem meses ou até anos para serem atendidos”, afirmou.

“Este mutirão foi a melhor coisa que aconteceu pra gente aqui, pois desde 2013 vinha sofrendo com um mioma e há muito tempo tentava fazer essa cirurgia. Saio daqui muito feliz, com ela marcada (cirurgia) para o dia 25”, foi o relato de Josenildes Rita Conceição Batista, 50 anos, que havia acabado de passar pelo atendimento pré-operatório do Mutirão de Cirurgias.

De acordo com o secretário da Saúde de Prado, Luciano Mota, “esta parceria do governo do estado é muito importante, pois só no nosso município havia 253 pacientes inscritos na fila única”, destacou.