Reunião da Câmara de Turismo da Costa das Baleias foi realizada ontem em Prado



   

aprhopeAconteceu ontem, 07/08/17, no município de Prado, no auditório do Cahy Praia Hotel, às 9:00h da manhã, mais uma reunião da Câmara de Turismo da Costa das Baleias (CTCB).

Wander Noronha, Coordenador da CTCB abriu a reunião com informes do 43º Fórum Estadual de Turismo, realizado em Salvador na última sexta-feira, 04 de Agosto, do qual a CTCB e também a APRHOPE são membros. Destacou e parabenizou o empenho de todos os municípios em recadastrarem e conseguirem entrar no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo (MTur), como destinos turísticos. Destacando Itanhem, novo integrante desta Zona Turística, que cumpriu as exigências e prazos do MTur, e pontuou  seu potencial para o Turismo Ecológico/Aventura e Religioso, um novo Produto Turístico para o destino.

Com a presença de mais de 40 pessoas, Wander Noronha agradeceu a  todos os secretários de Turismo da Zona Turística Costa das Baleias presentes: Alcobaça (Mavilde), Caravelas (Leandro), Itanhém (Ivan Curvelo), Itamaraju (Ivan Favarato), Mucuri (Paulo Góes), Nova Viçosa (D. Lu) e Prado (Joklébio Coelho) , a Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Rita Abrantes, que estava representando a prefeita Mayra Brito, demais entidades presentes, como SEBRAE, Banco do Nordeste, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, APRHOPE, Conservação Internacional, Associação de Artesanato de Prado e empresários do trade. Wander informou aos presentes que à pedido do Secretário Flávio Guimarães , que em nome  do Prefeito Timóteo Brito, representasse o município de Teixeira de Freitas e ficou muito lisonjeado pela confiança. Em seguida passou a palavra para Alex Brito do SEBRAE.

Alex destacou a importância deste novo momento de reestruturação e institucionalização da CTCB,  “provocada” pelo coordenador Wander Noronha, solicitando ao SEBRAE parceria nesta demanda. Atendendo esta solicitação, o SEBRAE trouxe à Costa das Baleias, o consultor Fernando Amaral, para ajudar a nortear este processo de retomada de discussões e avanço na formalização. Alex frisou também a importância desta instância de governança ser tripartite: Poder Público, Iniciativa Privada e Terceiro Setor.

Wander convidou Rita Abrantes para dar boas vindas à todos, em nome da prefeita municipal. Rita também relembrou diversos momentos desde a sua participação direta no Turismo, quando ocupou esta pasta em gestões anteriores, cerca de 20 anos atrás. E que várias dificuldades foram vividas na época, inclusive a  falta de entendimento dos gestores da importância do Turismo.

Num segundo momento, foi apresentado pela Renata Pereira, representante da ONG Conservação Internacional, que tem no município de Caravelas uma de suas sedes, o projeto “Parques para Prosperar”. Renata, na oportunidade, presenteou a APRHOPE e a CTCB com o Livro “Abrolhos:Terra e Mar”.

Após  pausa para  coffe break, o Consultor Fernando Amaral deu início à sua apresentação sobre a Instância de governança e destacou a importância da união e cooperação dos municípios da Costa das Baleias. Amaral frisou que, “o individualismo, o imediatismo, as relações “ganha-perde”, a desorganização, o amadorismo não permitem a sustentabilidade e o sucesso do Turismo.”

Para finalizar a reunião, Fernando Amaral conduziu o processo de escolha do município da Costa das Baleias que sediará o 3º Fórum Estadual Itinerante de Turismo. Uma conquista da CTCB em articulação com os  12 coordenadores das demais  Zonas Turísticas da Bahia. Por votação da maioria dos secretários de Turismo da CTCB presentes, a escolha da cidade sede foi definida por processo de SORTEIO, já que Prado, Mucuri e Teixeira de Freitas candidataram.

Teixeira de Freitas foi a sorteada para sediar o Fórum e recepcionar  o secretário de Estado José Alves Peixoto, bem como equipe da Secretaria de Turismo e demais membros do Fórum, incluindo os coordenadores das 12 Zonas Turísticas.
A solicitação deste Fórum Itinerante foi feita por Wander Noronha, e foi confirmada no 41º Fórum realizado em Salvador, em Julho de 2016. Para Wander Noronha é uma  grande conquista da Costa das Baleias para  os municípios que a integram e para o Turismo de todo Extremo Sul, pois no Turismo não existe carreira solo.

O evento está previsto para acontecer entre final de novembro ou início de Dezembro deste ano, e será divulgado em breve.

Wander Noronha agradece à todos que participaram desta reunião e à toda equipe do Cahy Praia Hotel.

Por: Tatiana de Noronha