caminhão

No fim da tarde desta sexta-feira, 08 de janeiro, uma verdadeira tragédia aconteceu no Km 872 da BR 101, trecho entre Teixeira e Itamaraju. O acidente envolveu 02 caminhões, sendo um Baú VW/16.200, de cor branca, placa policial CRT 4159 [Itabuna], que transportava uma carga de leite de coco e a bordo estava apenas o motorista, e outro caminhão VW/24.250, de cor cinza, placa policial GYI 8904, [Santa Rita do Itueto/MG], além de um carro de passeio GM/Kadett Ipanema GL, de cor branca, placa policial CDM 5992, licenciado em São Paulo/SP, que era ocupado por uma família, sendo pai, mãe e uma criança de apenas 05 anos de idade.

A vítima fatal trata-se de Carlos Eduardo Santos do Nascimento, morador da Rua Céu Azul, no Bairro Liberdade, em Teixeira de Freitas. Segundo informações, o Kadett seguia de Teixeira de Freitas sentido a Itamaraju, quando em uma curva foi surpreendido pelo caminhão vazio, que vinha realizando uma ultrapassagem em local proibido. O Kadett foi atingido pelo caminhão e foi jogado para fora da pista. Então, o caminhão que transportava leite de coco tentou desviar, mas, não conseguiu e os caminhões acabaram colidindo. Com a violência do impacto na primeira batida, O Carlos Eduardo, que seguia no Kadett, preso na cadeirinha, teve parte do rosto arrancado e morreu na hora.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e uma equipe se deslocou até o local da tragédia, isolou a área e acionou o socorro. Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram até o local, onde realizaram os primeiros socorros. O motorista, pai da criança, e a mãe, foram retirados do veículo e socorridos, juntamente com o condutor do caminhão, que transportava leite de coco, ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Durante cerca de 03 horas, equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU tentaram retirar o outro motorista que ficou preso às ferragens. A pista estava tomada por leite de coco e passou por uma limpeza prévia.

Os patrulheiros da PRF recomendaram que o Corpo de Bombeiros tentasse lavar a área afetada, já que estava muito escorregadia. A Polícia Civil foi acionada e a delegada plantonista, Waldiza Fernandes, e sua equipe estiveram no local onde realizaram o levantamento cadavérico e devido à gravidade do acidente, acionou o Departamento de Polícia Técnica. Os peritos realizaram os trabalhos de análise no local e também as perícias nos veículos e no corpo da criança. Após os trabalhos periciais finalizados, a delegada autorizou a remoção e o corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas.

E já no início da noite, após partes dos veículos serem cortados pelos Bombeiros, socorristas do SAMU conseguiram retirar o outro caminhoneiro, que foi identificado como sendo, Luís Carlos Cassin Inês, que reside em Santa Rita do Itueto/MG. O motorista foi levado em estado grave ao HMTF. A delegada irá instaurar inquérito policial para investigar responsabilidades no acidente, e como tudo indica que o acidente foi provocado por Luís Carlos, o mesmo, se sobreviver, poderá ser autuado por homicídio culposo. Nossa equipe encontra-se no HMTF, onde tentará identificar as outras vítimas do acidente e o estado de saúde de todos.