Aconteceu no dia 15 de novembro, no Parque Nacional do Descobrimento, em Prado/BA, a quarta edição do Passeio Ecológico da República, desta vez, com a presença dos indígenas Pataxó. Além da participação, eles fizeram apresentações e comercializaram alimentos e bebidas.

Foi feito um edital de chamamento público para permissão de uso do espaço físico e exploração comercial e os interessados concorreram. Foi montado o Espaço da Agricultura Familiar, com comercialização de alimentos produzidos no Assentamento Riacho das Ostras, e duas barracas de comidas na entrada do Parque, sendo uma delas montada por indígena. E na lagoa “Só Não Vou”, a 12 km da entrada do Parque, teve um espaço de comercialização de bebidas (água de coco e suco de frutas da época) para hidratar a turma que fez trilha em bicicleta e trilha a pé. Lá a comercialização foi feita por indígena.

Além das quase 200 pessoas presentes, participaram do evento a Conservacion International (CI), a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Prado. Além desta Secretaria, o evento contou também com o apoio da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (Aprhope).

Por: ASCOM/ Fotos: Parque