Aconteceu na manhã do dia 25 de agosto de 2021, a formatura de solenidade comemorativa alusiva ao dia do Soldado.

O evento foi realizado na área externa do TG, e contou com a presença do Secretário de Administração Leo Oss, que representou o Prefeito Marcelo Angênica, familiares e convidados.

Seguindo as recomendações e protocolos das organizações de saúde e segurança, o evento foi restrito com limitação de publica garantindo a manutenção a vida.

O Dia do Soldado está no rol das principais datas comemorativas para todo o segmento militar, data essa que se comemora o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Militar que dedicou integralmente sua vida para a defesa do território brasileiro.

Seus desafios iniciaram na Independência da Bahia, em 1823, passando em seguida, pelas principais revoltas que assolavam o império, até comandar o maior conflito da história do Brasil – A Guerra do Paraguai, ganhando, portanto, o reconhecimento de “O Pacificador”.

O 1º Sgt Jermesson, Chefe de Instrução, destacou a evolução do Soldado brasileiro, acompanhando a tecnologia e a evolução da ciência bélica, sem abrir mão da sua rusticidade, mas enfatizou também, que os pilares de sustentação do Exército Brasileiro, DISCIPLINA E HIERARQUIA, mantêm-se intactos, pois são as bases fundamentais para as Forças Armadas se manterem no ranking como instituição de maior credibilidade do País.

O Secretário Léo Oss parabenizou os jovens e ressaltou a importância do Soldado para o Brasil, bem como dos Atiradores para o município de Itamaraju, considerando o TG como uma escola de capacitação de recursos humanos na área cívica para a sociedade itamarajuense.

Após o impecável desfile embaixo de chuva, aumentando assim, a fibra e vibração dos Atiradores, houve a solenidade do hasteamento da Bandeira do Brasil, ao som de corneta, em seguida, uma demonstração de defesa pessoal, chamado Simulação Militar de Ataque e Defesa, finalizando com um café da manhã, em conjunto.

Em seguida familiares registraram o momento ao lado dos atiradores, sendo impa o momento enaltecendo os jovens pelo cumprimento do dever em defesa da pátria, compondo as fileiras do Exército Brasileiro.