Seis representantes do PT baiano foram nomeados para compor o Grupo de Trabalho do Gabinete de Transição do Governo Federal. O diálogo entre o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que também faz parte do grupo de trabalho, pode incorporar novos nomes da Bahia à equipe de transição de Lula.

O Diretor Geral do Instituto de Rádio Difusão do Estado da Bahia (IRDEB), Flávio Silva Gonçalves, foi nomeado para equipe de Comunicação Social. Em conversa Flávio falou da importância da comunicação social, transparência e combate as fake news na gestão pública.

“A área da Comunicação Social é muito ampla, envolve questões diversas que dizem respeito a como garantir que o cidadão no seu dia a dia tenha livre acesso à informação e a comunicação no Brasil. O acesso à Internet com qualidade em cada localidade, a publicidade governamental, a gestão do espectro de radiodifusão, o combate as fake news e a desinformação, e a importância das emissoras públicas de rádio e televisão são alguns dos assuntos. O governador eleito Jerônimo já nos orientou de que a prioridade é garantir o alinhamento total entre as políticas públicas federais e estaduais a partir de janeiro”. disse o diretor do IRDEB.

Para equipe de Desenvolvimento Agrário foram indicadas Elisângela Araújo, primeira mulher nordestina e agricultora na presidência da Federação Nacional de Trabalhadores da Agricultura Familiar – FETRAF Brasil e Célia Watanabe que é Técnica em Agropecuária, Mestre em Gestão de Políticas Públicas, Planejamento de Processos Educativos e de Gestão, Servidora Pública Federal, ex-Diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas/MDA e ex-superintendente da Bahiater, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia.

“A equipe de transição terá a responsabilidade de fazer um diagnóstico minucioso das políticas do atual governo e subsidiar o governo do Presidente Lula. Nesse tema, em especial, a equipe da transição deverá trabalhar a criação de um Ministério robusto, uma vez que o do Desenvolvimento Agrário, ao qual o INCRA estava ligado, foi extinto por Michel Temer. Esse Ministério será responsável pela reestruturação das políticas públicas para a agricultura familiar. Tivemos, nos últimos anos, um desengajamento do governo federal com esses segmentos e isso se reflete na redução das áreas de cultivo de alimentos básicos”. ressaltou Célia.

Também foram indicados Jonas Paulo para o Desenvolvimento Regional, Paulo Gabriel Nacif para Educação e Deyvid Bacelar para Minas e Energia.

Para o dirigente estadual do PT, os nomes dos petistas baianos escolhidos para compor a transição de Lula estão preparados para contribuir com suas respectivas funções. “São quadros muito competentes em suas respectivas áreas para ajudar o presidente Lula na importante tarefa de reconstruir o Brasil, e a Bahia pode ainda cooperar com outros nomes que já estão sendo articulados com a presidenta Gleisi”, destacou Éden.