A prefeitura Municipal de Prado através da Secretaria Municipal de Saúde irá aderir a Campanha “Dezembro Vermelho”. Esta campanha foi lançada recentemente pelo Ministério da Saúde e aprovada pelo Senado Federal através da Lei 13.504. A mesma foi publicada no dia 07 de novembro e, no entanto, institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

De acordo com a Enfermeira Maria Clélia, coordenadora do PROJETO AMAR, “essas as ações tem como objetivo chamar atenção da população, para os cuidados que as pessoas devem ter para não contrair nenhum tipo de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV. Sempre quando a pessoa for fazer sexo deverá exigir o uso do preservativo, seja o homem ou que seja a mulher, o importante é se prevenir”, comenta a enfermeira.

O que é AIDS?

A AIDS é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo vírus HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana). O HIV destroi as células responsáveis pela defesa do nosso organismo, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas. Após o contágio pelo vírus HIV a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmitir.

Formas de contágio

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, secreção vaginal, esperma e leite materno. Assim pega:

* Sexo vaginal, oral e anal sem camisinha;
* Uso de mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa;
* Instrumentos cortantes não esterilizados;

Mãe infectada pode passar HIV para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação. Assim não pega:

* Masturbação a dois;
* Sexo, desde que use camisinha corretamente;
* Beijo no rosto ou na boca;
* Aperto de mão ou abraço;
* Talheres ou copos;
* Assento de ônibus;
* Piscina, banheiros, pelo ar;
* Suor, lágrimas;
* Sabonete, toalhas, lençóis;

Sintomas:

A AIDS não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são semelhantes: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, manchas na pele, fraqueza, emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente. Como a doença compromete o sistema imunológico da pessoa infectada, começam a surgir doenças oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, candidíase, alguns tipos de câncer.

Prevenção:

* Usar camisinha em todas as relações sexuais. Quando se usa camisinha, menor é o risco de contrair HIV.
* Utilizar seringas e agulhas descartáveis.
* Gestantes devem fazer o teste rápido (HIV e outros) assim que iniciar o pré-natal.

Tratamento:

A AIDS não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo. Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com AIDS. O atendimento é gratuito pelo SUS, por meio de ampla rede de serviços.

Maiores informações: Procure a Coordenadora Clélia dos Santos do PROJETO AMAR ,localizado no prédio da Prefeitura Municipal de Prado.