O aumento no número do nascimento de bebês superou os 400 no último mês de abril. Esse número tem, em sua grande maioria, partos do tipo cesáreo (realizados por cirurgia com um corte horizontal na região inferior do abdômen). Esse método é adotado em casos de gravidez de risco, quando há necessidade de oferecer maior segurança à mãe e seu bebê.

O médico obstetra, Dr. Leonardo Villas Boas, destaca que “a disponibilidade de opções de parto é importante para que as gestantes possam escolher o método mais adequado às suas necessidades e condições de saúde. Enquanto o parto normal é geralmente considerado a opção mais segura e saudável para a mãe e o bebê, em alguns casos, o parto cesáreo pode ser necessário para garantir a segurança de ambos”, explicou.

A oferta de uma estrutura pública de saúde para gestantes contribui para que elas tenham acesso à cuidados médicos adequados durante a gravidez e no parto, num ambiente seguro e controlado, com a presença de profissionais capacitados e treinados para realizar tanto o parto normal, quanto cesáreo.

Uma boa estrutura pública de saúde significa que as gestantes recebam cuidados pré-natais regulares, contribuindo com o acompanhamento do desenvolvimento do bebê e na identificação de possíveis complicações. Esse procedimento ajuda a prevenir problemas durante o parto e garantir que mãe e bebê recebam os cuidados necessários.

Para a Secretária de Saúde de Prado, Neuziane Mascarenhas, “oferecer uma estrutura pública de saúde para gestantes é fundamental para que elas se sintam seguras durante a gravidez e no parto, com segurança para sua saúde e do seu bebê, além de proporcionar uma experiência positiva para ambos, principalmente, evitando deslocamentos para outras cidades”, argumentou.

REVITALIZAÇÃO: Apesar das melhorias já percebidas, o Hospital Municipal Jonas Braga está passando por obras de revitalização, com adaptação de várias salas e construção de outras novas, com a proposta de modernizar essa, que é a principal unidade de saúde do município de Prado.