cunhaO presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcou para esta quinta-feira (17) a eleição para a comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A decisão foi tomada após reunião com os líderes partidários na noite desta quarta-feira (16). Uma sessão extraordinária foi convocada para as 10h, e os líderes terão até às 12h para indicar os nomes para a comissão. A eleição terá início assim que for atingido o quórum mínimo, que é de 257 deputados. De acordo com Cunha, as eleições do presidente e relator da comissão também ocorrerão nesta quinta. O peemedebista destacou que ainda não sabe como será a escolha do presidente e relator, uma vez que não há regra sobre isso.

Após a formação da comissão, a presidente terá 10 sessões na Câmara para apresentar sua defesa, e o colegiado terá cinco sessões para votar pela continuidade ou não do processo de impedimento. Cunha prometeu agilidade no andamento do processo. “Se todos querem celeridade, vamos votar muito rápido. Se o PT quer celeridade, é só apresentar a defesa antes do prazo de dez dias”, afirmou.