Foi nessa terça-feira (10/04), que vários secretários de saúde dos municípios que compõe o extremo sul da Bahia, se reuniram no Núcleo Regional de Saúde em Teixeira de Freitas, para uma relevante reunião com diretores de hospitais e maternidades da região Extremo Sul.

Na oportunidade foi colocado em pauta questões como reorganização dos serviços de saúde hospitalar e a territorialização dos leitos. Para que isso aconteça é necessário, fazer o levantamento dos leitos disponíveis e serviços ofertados em cada unidade. Outra reunião, já foi agendada para a próxima quinta-feira, dia 12/04 composta por treze secretários de saúde, que vão elaborar um relatório a ser utilizado para colocar em prática o Plano de Urgência e a Rede Cegonha no Extremo Sul.

Em entrevista com o secretário municipal de saúde de Prado Luciano Mota, esse trabalho está sendo realizado em parceria com os treze municípios com participação da Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (SUREGS) e a Diretoria de Atenção Especializada (DAE/SESAB). Por Luciano Mota fazer parte da comissão, ele foi o encarregado pelo direcionamento dos trabalhos na reunião desta terça-feira.

Luciano explicou que os secretários estão “trabalhando para ajustar a central de leitos e que o objetivo é integrar todo o sistema de saúde de média e alta complexidade dos treze municípios, para beneficiar Teixeira de Freitas e região.

De acordo com o secretário de saúde do Prado, com essa reunião foi possível afirmar que a região, hoje, conta com aproximadamente 780 leitos de hospitais, ele ainda acrescentou que foi feito um diagnóstico de todo serviço oferecido por cada unidade hospitalar do Extremo Sul e finalizou: “Todas essas informações irão compor o relatório que os secretários vão enviar para à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para dar prosseguimento no plano de urgência da região de Teixeira de Freitas e o plano da rede cegonha, que envolve atendimento à gestante de alto risco”.