O Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) dará início a segunda fase dos testes com a “pílula do câncer”. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) e a nova fase da pesquisa deverá começar na segunda-feira (10).

Agora, a fosfoetanolamina será aplicada em cerca de 200 pacientes diagnosticados com diferentes tipos de tumor. A primeira etapa, com 10 pacientes, avaliou apenas que a substância é segura. Os voluntários serão recrutados entre os pacientes atendidos pelo Icesp.
pilula
“Pacientes que ainda têm algum tipo de tratamento curativo não participam do estudo por razões óbvias. É um tratamento experimental”, afirmou o diretor-geral do instituto, Paulo Hoff. Os voluntários ainda deverão estar em boas condições físicas, para garantir que seu sistema imunológico esteja funcionando.

Caso haja sucesso nessa nova fase da pesquisa, o grupo de teste poderá ser expandido gradualmente até chegar a mil pacientes. Do contrário, a droga precisará ser revista. O Icesp começou a testar a fosfoetanolamina em humanos no dia 25 de julho. O início dos testes foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde.