Praça Redonda será palco dos “Antigos Carnavais” em Prado



   

A história do carnaval tem suas origens na antiguidade, sendo uma festa tradicional e popular que chegou ao Brasil durante a colonização. A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos, foi a forma que a igreja viu para  manter uma data para as pessoas “cometerem seus excessos”, antes do período da severidade religiosa.

Bloco “Os Melados”- Carnaval de 1983 – Prado – BA

No Brasil no final do século XIX, buscando adaptarem-se às tentativas de disciplinamento policial, foram criados os cordões e ranchos. Os primeiros incluíam a utilização da estética das procissões religiosas com manifestações populares, como a capoeira e os zé-pereiras, tocadores de grandes bumbos. Os ranchos eram cortejos praticados principalmente pelas pessoas de origem rural. Ainda no século XIX surgiram as marchinas de carnava,  já o samba somente iniciou por volta de 1910, se tornando ao longo do tempo o legítimo representante musical do carnaval.

Prefeito Barreto, Dr. Fernando e o rei Momo Vanete – Carnaval de 1983 – Prado – BA

Na Bahia, os primeiros afoxés surgiram na virada do século XIX para o XX com o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas. Os primeiros afoxés foram o Embaixada Africana e os Pândegos da África. Por volta do mesmo período, o frevo passou a ser praticado no Recife, e o maracatu ganhou as ruas de Olinda.

O município de Prado há muito mantem um estilo de carnaval mais familiar. A cidade viveu grandes momentos carnavalescos cultuando suas origens com o bloco das baianas, o bloco dos índios, o bloco dos sujos, bloco dos melados, bloco chaprado,  a Charanga de Prado, o trio elétrico e a tão cobiçada Charretinha do Jajá que puxava os foliões ao som  de músicos que entoavam marchinhas que alegravam os foliões pelas ruas das pousadas de Prado e nas ruas do Centro.

“A paz invadindo corações” Bloco dos Sujos – Carnaval de 1991 – Prado – BA

Por volta de 2001, a então secretária municipal de turismo, Rita de Cássia Abrantes, deu inicio ao resgate do carnaval antigo na Praça Redonda, transformando a mesma num clube a céu aberto com ornamentação característica, músicos com instrumentos de sopro tocando os melhores e memoráveis sucessos das marchinhas que pra sempre vão ficar na memória de todos aqueles que puderam vivenciar o melhor da Folia de Momo nas grandes metrópoles e nas cidades do interior de todo país.

Carnaval de rua

Carnaval na praça Sete de Setembro na década de 60-70 – Prado – BA

Prado oferece a todos os visitantes, moradores e turistas um ambiente familiar com muito recurso natural distribuídos entre rio navegável, locais para prática de mergulho, falésias, praia paradisíaca como a Barra do Cahy que é a 1ª Praia do Brasil, ruas planas propícias para caminhadas, mar com águas mornas, além de artes, artesanatos, danças culturais, diversões na praia com grupos de danças, e ainda oferece uma gastronomia maravilhosa. Aqui em Prado o carnaval fica mais leve, livre e solto com gostinho familiar embalado ao som de trio, bandas, carnaval antigo na praça Redonda.

Venha pro Prado você também!