O número de pessoas que estavam fora das suas casas em razão das chuvas intensas na Bahia, desde o início de novembro deste ano, começa a cair. A informação é da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) que contabilizou, neste sábado (18), 4.453 desabrigados e 15.483 desalojados.

O superintendente do órgão, Cel BM Miguel Filho, explicou que “continuarão a ocorrer mudanças significativas nos dados, uma vez que o Governo do Estado está trabalhando diariamente para restabelecer o cenário e trazer a normalidade para a população, especialmente para as famílias mais afetadas”.

Uma equipe composta por servidores da Sudec, com apoio da Assistência Social de Itamaraju, foi montada no Gabinete Avançado do Governo do Estado, para coletar diariamente estas informações junto aos municípios.

De acordo com as informações das prefeituras, são 4.453 desabrigados, 15.483 desalojadas e 14 mortos. Além disso, foram registrados 276 feridos e 299.360 pessoas afetadas, segundo a atualização deste sábado (18).

Retorno ao lar

O retorno das pessoas para suas casas ocasionou também a diminuição no número de abrigos. O município de Itamaraju contava com nove unidades em sua sede. Atualmente, apenas uma está em funcionamento. Já em Jucuruçu, ainda funcionam dois dos cinco abrigos anteriormente montados.