Na manhã desta segunda-feira (29), agricultores e produtores rurais da região de Cumuruxatiba realizaram uma manifestação contra as ações que o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) vem realizando na região rural do município de Prado.

De acordo com a Associação dos Produtores Rurais de Cumuruxatiba, desde o dia 23 de agosto o INCRA tem visado as propriedades rurais dos assentados, a pedido do Ministério Público Federal, sendo que os produtores rurais tem apoiado o levantamento de dados, porém possui restrição na forma como estes dados estão sendo apurados, uma vez que em vários lotes não estão entrevistando os proprietários legais das terras, bem como não há um critério claro de como e quem será entrevistado pelo INCRA.

Numa carta aberta divulgada nesta segunda, a Associação solicitou que as visitas sejam realizadas com a presença dos proprietários legais e de representante da Associação, bem como, que os documentos e relatório da visita tenham a assinatura dos assentados pelo INCRA ou de seus representantes legais, para garantir a transparência e impessoalidade das visitas realizadas.

LEIA A CARTA ABERTA

“A Associação dos Produtores Rurais de Cumuruxatiba sempre atuou na defesa dos assentados rurais dentro da legalidade e na esperança de resguardar e orientar seus agricultores familiares associados. Nessa perspectiva o ato de fechamento dá BA-001 foi a primeira ação coletiva em prol aos direitos dos assentados do PA Cumuruxatiba. Se não houver um parecer das autoridades deste município, outras manifestações serão realizadas, até que nós produtores sejamos ouvidos”, disse o Presidente da Associação dos Produtores Rurais de Cumuruxatiba, André Gama.