Alunos do Colégio Municipal Anísio Teixeira participam de exposição fotográfica



   

Em setembro (21) aconteceu nas dependências do Colégio Municipal Anísio Teixeira, a I Exposição Fotográfica, com o tema, Um Olhar. Esse projeto vem sendo trabalhado na escola desde 2011, mas somente agora (2017) foi possível realizar a I exposição.

Diz um antigo ditado que “a união faz a força”, e é verdade, porque o evento contou com a participação de todos os alunos do 9ª ano (A, B, C,D, E) entre os turnos matutino e vespertino.

A realização e montagem ficou por conta dos próprios alunos, todos orientados pelo Professor de Artes Fabrício Marconi Brito Araújo e pelos coordenadores pedagógicos, Ângela de Azevedo Nobre, Antônio dos Santos Fontoura e Tânia Pereira da Silva Gusmão, com apoio dos diretores Dilmar Vidal de Araújo e George Silva Soares.

Em entrevista com o professor de artes Fabrício Marcone ele nos revelou: “O fazer artístico no âmbito escolar tem muitas barreiras a enfrentar, desde os meios necessários para sua concepção até as estruturas físicas e pedagógicas. Sentindo a necessidade de trazer para o cotidiano da atualidade tecnológica dos tempos atuais e de mostrar a aplicabilidade do uso dessa tecnologia foi que concebemos o projeto Um Olhar”

O professor buscou trabalhar com os principais assuntos mostrados nas aulas, portanto; as aulas de fotografia foram desenvolvidas em um cronograma pedagógico, no qual trabalharam a história da fotografia, os tipos de fotografia, as fotografias digitais, os planos e ângulos fotográficos, as estruturas físicas de formação da imagem e o olhar artístico fotográfico.

O envolvimento dos alunos foi primordial para que desde o primeiro momento a ideia fosse bem recebida por todos os envolvidos, eles foram inteiros nas participações, e ficaram muito ansiosos para poder criar as fotografias com toda a informação que estavam obtendo nas aulas teóricas. Para eles, cada aula era única, faziam a parte teórica e logo em seguida realizavam os exercícios práticos. Os exercícios geraram fotos para a exposição, foi realizado um slide show com todas as fotos escolhidas pelos alunos e dessas fotos, foram retiradas cinco imagens, sendo; uma de cada turma participante do projeto, que foi impressa para a realização da exposição.

É bom que os leitores saibam que os alunos foram autônomos na criação e execução das fotos, o tema foi de responsabilidade deles com total liberdade de escolha, mas centrado no foco da realização fotográfica.