criancçaO menino de sete anos que desapareceu após ser abandonado como castigo em uma floresta pelos pais, no Japão, foi encontrado vivo após ficar perdido por seis dias. Quase 200 bombeiros e militares participaram das bucas pelo menino, que sobreviveu bebendo somente água.

Um médico local informou durante uma entrevista coletivo que a criança estava um pouco desidratada e com a temperatura corporal levemente baixa. Ele também estava faminto, e uma das primeiras coisas que pediu após ser encontrado foi comida.

“Parece estar em boa condição física, mas foi levado de helicóptero para o hospital”, disse o porta-voz das forças militares do Japão, Manabu Takehara. O menino, identificado como Yamato Tanooka, foi encontrado por um soldado que fazia uma inspeção em um ponto extremo de um campo de treinamento militar.

Após encontrar o menino, o pai dele, Takayuki Tanooka, disse que pediu desculpas ao filho. “Pedi perdão. Ele assentiu com a cabeça. Seus lábios estavam um pouco secos. É extraordinário que esteja são e salvo. Não tenho palavras”, disse o pai, sem conter as lágrimas, em entrevista a emissora Asahi.

De acordo com os pais de Yamato, eles obrigaram o menino a descer do veículo pelo mau comportamento –  ele estaria jogando pedras em carros e pessoas no caminho de volta para casa. Às autoridades, o casal contou que perdeu a criança de vista e, alguns minutos depois, retornaram ao local e não conseguiram mais encontrar o filho.

Inicialmente, porém, quando procuraram a polícia, os pais da criança disseram que ela havia se perdido enquanto recolhia frutos da floresta. Apenas depois assumiram que haviam abandonado o filho como forma de castigo. O local onde Yamato foi deixado ocupa uma área de cinco quilômetros quadrados, que é povoada por ursos selvagens.