wagner

Manuel Ribeiro Filho, ex-diretor da OAS e nomeado pelo então governador da Bahia, Jaques Wagner, para ser o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, teve a responsabilidade de uma licitação para uma obra vencida pela construtora no valor de R$ 584 milhões. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

A obra era referente à implantação da Linha Vermelha, que consiste na construção da avenida 29 de março e duplicação da avenida Orlando Gomes, em Salvador. A licitação foi concluída dois meses depois de Ribeiro Filho assumir o cargo em janeiro de 2014.

O secretário teve vínculo com a OAS até maio de 2013. A licitação foi conduzida pela Conder, estatal onde Ribeiro Filho ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração. A Folha ouviu o ex-secretário, que nega participação na licitação da obra. “Isso me irrita porque parece que trabalhar na OAS marca o DNA da gente. Trabalhei lá e não tenho o que esconder no meu currículo”, disse Ribeiro Filho.

Hoje, as ligações do atual ministro da Casa Civil estão sendo investigadas pela Lava Jato. Mensagens do ex-presidente e sócio da OAS, Léo Pinheiro, indicam que Jaques Wagner negociou doações de campanha para o PT em 2012.