peixe

Milhares de peixes surgiram mortos na superfície de águas do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (13). Os animais apareceram boiando junto a lixo na Baía de Guanabara, na região da Ilha do Governador.

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) foi mobilizado para apurar denúncias de uma mortandade de peixes na área. A equipe do instituto realizou uma vistoria na praia do Galeão e na Ilha do Governador, em área próximo ao aeroporto.

Os técnicos encontraram muito lixo, tanto na água quanto na areia da praia. Além disso, foi verificada uma “quantidade considerável de peixes mortos da mesma espécie, sardinha ‘boca-torta'”. Segundo nota da secretaria, tal peixe tem baixo valor comercial e é descartado por barcos comerciais pesqueiros.

Mesmo com a suspeita de descarte, técnicos recolheram amostras da água. Os resultados devem sair em cinco dias, mas a vistoria alega que nenhuma anormalidade visual na água foi constatada, além do lixo flutuante. A secretaria ainda diz que a retirada dos dejetos é de responsabilidade da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).

O Rio de Janeiro tenta evitar ao máximo polêmicas em relação à qualidade de suas águas em 2016. A cidade sedia os Jogos Olímpicos com competições aquáticas em locais como a própria Baía de Guanabara e a lagoa Rodrigo de Freitas