Aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente de Prado (SEMMA) em 20/02 mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Prado (COMDEMA).

As reuniões são mensais e visam discutir as questões ambientais do município de Prado para deliberar os licenciamentos ambientais solicitados à secretaria. A ultima reunião em especial, teve como pauta a discussão sobre a implantação da empresa G4 Esmeraldas no município, a mesma pretende extrair e beneficiar caulim em uma propriedade localizada na zona do distrito do Guarani, próxima ao local de extração da mineradora Monte Pascoal.

Marcou presença no evento os conselheiros, o sócio proprietário da empresa G4 Esmeraldas (dono da terra que será explorada e o responsável pelo projeto de recuperação da área). Todo o processo de extração e beneficiamento, os benefícios econômicos que essa atividade trará ao município, bem como os impactos ambientais que afetarão a área e o processo de recuperação posterior foram mostrados e explanados para todos os presentes nessa reunião.

A empresa em questão tem como proposta o desenvolvimento sustentável, e está buscando todos os procedimentos legais antes de se instalar no município, além disso, ela se propôs a doar a areia residual para o uso na recuperação das estradas, a auxiliar os proprietários do entorno na recuperação das nascentes e recuperar parte da propriedade. A licença foi liberada, mas antes a SEMMA e o COMDEMA buscaram conhecer todos os aspectos da atividade e a garantia de que a área será bem recuperada posteriormente.